Vivendo com Livros

Um blog voltado especificamente para os livros, meus e de outros autores. Nele pretendo colocar materiais relativos a meus livros, resenhas de livros publicados, notas de leitura e informações gerais relativas ao mundo dos livros. Podem também figurar aqui reflexões pessoais sobre esses transparentes objetos de prazer intelectual.

Minha foto
Nome:

PAULO ROBERTO DE ALMEIDA

Doutor em Ciências Sociais (Universidade de Bruxelas, 1984), mestre em Planejamento Econômico (Universidade de Antuérpia, 1977), diplomata de carreira desde 1977. Trabalhou no Núcleo de Assuntos Estratégicos da PR (2003-2007). Professor no mestrado em Direito do Uniceub e professor-orientador no mestrado em diplomacia do Instituto Rio Branco. Ministro-conselheiro na Embaixada em Washington (1999-2003), chefe da Divisão de Política Financeira e de Desenvolvimento do MRE (1996-1999), conselheiro econômico em Paris (1993-1995) e representante alterno na Delegação junto à ALADI (1990-1992). Seleção de livros: O estudo das relações internacionais do Brasil (2006); Formação da diplomacia econômica no Brasil (2005); Relações internacionais e política externa do Brasil (2004); Os primeiros anos do século XXI: o Brasil e as relações internacionais contemporâneas (2002); O Brasil e o multilateralismo econômico (1999). E-mail: pralmeida@mac.com; Website: www.pralmeida.org.

quarta-feira, julho 29, 2009

42) Livro sobre a atividade de Inteligencia

Atividade de Inteligência

Será lançado no próximo dia 19 de agosto, às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal, o livro “Atividade de Inteligência e Legislação Correlata”, do professor e consultor legislativo Joanisval Brito Gonçalves.
Editado pela Impetus, a publicação é parte da série “Inteligência, Segurança e Direito”.

Entende-se por inteligência, de acordo com o art. 2o da Lei nº 9.883, que criou a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), “a atividade que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos, dentro e fora do território nacional, sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado”.

A obra pretende discutir o que vem a ser realmente inteligência. É o mesmo que espionagem? Então, o que vem a ser espionagem? Há outros tipos de inteligência além daquela realizada por espiões? E informações, é a mesma coisa? Qual o objetivo da inteligência? A quem ela serve ou deve servir? E a contrainteligência?

Essas são algumas das perguntas que o autor se propõe responder.

De acordo com a editora, a função precípua do livro é remover alguns véus sobre essa atividade tão misteriosa.

O objetivo é apresentar os aspectos básicos da inteligência, como seu conceito – ou as diversas maneiras como é conceituada –, suas funções, as várias modalidades de inteligência, os meios de obtenção de dados, o processo de produção de conhecimento, e os princípios que a norteiam.

Também é apresentada a legislação brasileira sobre atividade de inteligência, a qual, de forma pioneira, é comentada.

O autor apresenta fundamentos teóricos sobre a inteligência (conceitos, escopo, classificações, funções e fontes), e complementa a obra, com comentários sobre a principal legislação que rege o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

A obra conta com prefácio do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, General-de-Exército Jorge Armando Felix.

Joanisval Brito Gonçalves foi oficial de inteligência (então denominado analista de informações) da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e, atualmente, é consultor legislativo do Senado.

Entre outras atividades, atua no assessoramento da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.

É doutor em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília (UnB), professor universitário e integrante de diversas associações internacionais e brasileiras no campo da inteligência.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home