Vivendo com Livros

Um blog voltado especificamente para os livros, meus e de outros autores. Nele pretendo colocar materiais relativos a meus livros, resenhas de livros publicados, notas de leitura e informações gerais relativas ao mundo dos livros. Podem também figurar aqui reflexões pessoais sobre esses transparentes objetos de prazer intelectual.

quarta-feira, novembro 07, 2007

26) O amigo dos livros, quando eles eram manuscritos...

Título: Philobiblon ou O Amigo do Livro
Autor: Marcelo Cid (trad.)
ISBN: 978-85-7480-368-5
Ateliê Editorial

Resumo: Ricardo de Bury (1281-1345) estudou em Oxford e fez-se beneditino. Ligado à corte, foi tutor do Príncipe Eduardo de Windsor, que seria Eduardo III, sob cujo reinado serviu em vários ofícios de importância, na administração e na diplomacia. Em 1333 é elevado a Bispo de Durham, depois Chanceler (1334) e Tesoureiro (1336) da Inglaterra.
Foi grande apreciador de livros, dedicando todo o tempo de que dispunha, assim também os recursos que a posição lhe propiciava, aos livros e aos manuscritos, seja como colecionador seja como protetor dos estudiosos.
Apesar de Ricardo de Bury sair-se bem em cada uma das missões diplomáticas que lhe foram confiadas, em Philobiblon evidencia-se que seu coração e seu espírito eram de fato dedicados aos livros. Consta que tinha biblioteca maior do que as de todos os outros bispos da Inglaterra somadas. Sua paixão pelos livros é a razão de ser deste "grande livrinho", o que se sente a cada passo da leitura de suas cândidas palavras.
Philobiblon ou O Amigo do Livro foi escrito há mais de seis e meio séculos, quando os livros eram todos manuscritos e em pergaminho, quase sempre encadernados com capas de madeira. Para o autor os livros são "o repositório da sabedoria, que supera todas as riquezas, e perpetuadores da memória: sem eles não haveria a história; por isso, e por serem nossos mestres, merecem a honra e o amor". Palavras admiráveis, que nos fazem ainda hoje refletir.

Marcelo Cid é diplomata, com formação em latim pela USP. Publicou Borges Centenário e uma tradução do De Dialectica, de Santo Agostinho.

Medidas: 12 x 18 cm
Páginas: 256
Edição: 1ª
Ano: 2007
Assunto: Bibliofilia
Encadernação: Brochura
R$ 35,00
Código: 960

===========

Uma outra edição do mesmo livro:

Código: 748
Título: Philobiblon
Autor: Richard de Bury
ISBN: 85-7480-256-5

Resumo: Escrito em 1344, pelo reverendo Richard de Bury, ex-bispo de Durhan e chanceler do rei inglês Eduardo III, Philobiblon é o primeiro título da coleção O Prazer do Livro, da Ateliê Editorial. O nome da obra já enseja os principais objetivos dessa coleção: divulgar o amor pelos livros e publicar textos que tenham como tema livros que falam de livros: como Livro - Verbete da Enciclopédia de Diderot e O Inferno do Bibliófilo, os próximos lançamentos.
Nesta obra, o autor, imbuído de espírito religioso comum à época, em seu prólogo diz: "Este tratado purificará de todo excesso nosso amor aos livros, mostrará o alcance de nossos desvelos e aclarará as particularidades de nosso trabalho". Dessa forma, o autor que só viu sua obra publicada aos 56 anos e um ano antes de morrer, dá conselhos válidos até hoje, quase sete séculos depois, como, por exemplo, sobre o modo que os livros devem ser tratados para que não se deteriorem ou como deve ser a normatização de empréstimos em bibliotecas.
Em suma, é uma obra imprescindível que trata do amor pelos livros tanto no que se refere ao seu conteúdo quanto ao próprio objeto. Amor tal que fez com que o autor abrisse mão de prazeres seculares e se preocupasse somente com a produção de bons títulos e com o futuro dessa arte.

Medidas: 10 x 15 cm
Páginas: 184
Edição: 1ª
Ano: 2005
Assunto: Col. O Prazer do Livro, Livros sobre livros
Encadernação: Capa dura
R$ 27,00